segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Renascimento

Gente, segue um pequeno resumo sobre a Introdução ao Renascimento. Comentem o que vocês acharam sobre o assunto, o que é mais interessante nele?
                                            Renascimento:
O Renascimento surge entre os séculos XIV e XVII na civilização europeia, com a intenção de reviver a literatura clássica greco-romana. 
Durante o período renascentista várias mudanças ocorreram. A princípio, a denominação deste movimento cultural propõe uma ressurreição do passado clássico, fonte de inspiração e modelo seguido. 

Logo, o homem é valorizado, bem como a natureza, pois é concreta e visível. O humanismo e antropocentrismo se despontam em oposição ao teocentrismo, ao divino, ao sobrenatural. 

O ser humano começa a se vangloriar por sua razão, por sua capacidade de raciocínio, por seu cientificismo. 
Logo, todas as formas de arte refletem esse ideário: a literatura, a filosofia, a escultura e a pintura. 
Nessa última destacam-se: Leonardo da Vinci, Michelangelo, Rafael e Botticelli. 

A nova realidade econômica, com a decadência do feudalismo e ascensão do capitalismo, por si só, exigiu uma reformulação na arte. Afinal, os burgueses começavam a frequentar universidades e as grandes navegações aceleravam ainda mais o processo cultural através do comércio. 

Enquanto isso, os autores humanistas italianos se despontavam: Dante Alighieri, Francesco Petrarca e Giovanni Boccaccio. 
Contudo, os autores tipicamente renascentistas são portugueses: Sá de Miranda, Antônio Ferreira e Luís de Camões. 

A literatura tenta recuperar a Antiguidade Clássica através da retomada de seus modelos artísticos. Assim, a busca pela perfeição estética e a pureza das formas, trazem de volta os sonetos, a ode, a elegia, a écloga e a epopeia, inspirados em Homero, Platão e Virgílio.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola 
(http://www.brasilescola.com/literatura/renascimento-literatura-portuguesa.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário